Estações

no campo

As estações para operação no campo têm características muito especiais: - os rádios precisam ser leves e portáteis; - se houver energia, fontes leves; senão, melhor usar fontes sustentáveis; - as antenas fáceis de montar e de ancorar; - as estações precisam atender suas finalidades e você prevê quais serão!
É sobre isso que vamos falar e para isso que vamos nos preparar!

em casa

Quando montamos uma estação na casa da gente, temos condição de usar nossos rádios a hora que quisermos ou que pudermos, facilitando nossa integração com os outros e aumentando nosso conhecimento. As estações pessoais ou familiares têm custo sim, mas podem começar pequenas e depois, aos poucos, irem crescendo e melhorando. E quando falamos em estações, falamos no conjunto completo, incluindo terra, rádio, antena, alimentação e registro de contatos. Vamos ver como?

no grupo

Os Grupos Escoteiros são como famílias para nós e, é claro, podemos ter uma estação completa de rádio para ser usada por todos os operadores escoteiros. Essa é uma forma muito econômica e acessível de termos uma excelente estação para usarmos e até para participar de concursos e atividades internas ou externas. Temos um manual maravilhoso escrito por um Radioamador Escoteiro que nos ajuda projetar e montar uma estação muito boa para usarmos em Grupo. Vamos dar essa e outras dicas a seguir.

F.A.Q.

Algumas respostas para perguntas feitas frequentemente:

O Serviço de Radioamador é licenciado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. O cidadão, que já sabe ler e escrever, pode fazer um exame sobre alguns temas e, se aprovado, recebe o direito de operar uma estação de radioamador.  O exame é simples, objetivo e nós temos cursos que nos preparam para esse desafio. Pode ser feito presencialmente ou online. 

Tudo dependerá do uso que você pretende, distâncias a serem atingidas e muito mais. Normalmente, para as atividades escoteiras, utilizamos HTs, que são os rádios de mão. Eles nos ajudam a falar com outras patrulhas, com a chefia da atividade e, até mesmo, com a cidade ou cidades da região onde nos encontramos. Temos também a possibilidade de usarmos HTs digitais, ou seja, sistemas que nos integram à internet e através dos quais falamos o mundo todo. 
Sempre dependerá de quanto poderemos dispender para o rádio.

São muitas as formas e modos de desfrutarmos do radioamadorismo. É claro que podemos falar, mas além disso, podemos usar sinais de telegrafia, sinais digitais, troca de mensagens semelhantes aos transponders de aviões, transmissão e recepção de imagens, inclusive por satélites e com a ISS – International Space Station. 

Se você for radioamador e já tiver acesso a uma estação de rádio para usar, terá que pagar algumas taxas anuais, referentes à fiscalização do serviço e uso das frequências. Esses valores sempre variam, mas correspondem a algo entre 1 e 2 reais por mês, pagos anualmente, no mês de março. É muito barato. 
O custo maior sempre será referente à compra de rádios, cabos, fios, fontes e tudo mais que usamos, porém, cada um escolhe como e quando fará algum tipo de despesa para sua estação.